quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rodeio da Gorda - "brincadeira" da futura elite anencéfala intelectual do Brasil

Tem coisas que não conseguimos compreender, como a falta de respeito ao direito da pessoa humana. Hoje existe um padrão social para o corpo (você é o que você come), para os bens materiais (você é o que você tem) que colabora para a exposição e humilhação das pessoas consideradas "fora" do padrão.
Essa semana ocorreram 2 fatos intoleráveis sob minha ótica. O primeiro foi ao casal vítima de homofobia numa festa promovida pela ECA (Escola de Comunicação da USP)que foram agredidos por três trogloditas, que provavelmente tem a homessexualidade enrustida e por isso se incomodam com o próximo.
O outro caso foi com alunos Unesp em Araraquara, no rodeio das gordas, uma brincadeira (para mim um ato criminoso) que tinha objetivo de agarrar as mulheres gordinhas e tentar simular um rodeio. Depois da nota de repúdio feita por alunos da faculdade os idiotas que se denominavam peões, lançaram um pedido de desculpa e arrependimento, dizendo ser apenas uma brincadeira. Brincadeira? Um episódio de violência moral e bullyng, ou melhor, um crime. Fico assustada quando penso no futuro, são esses seres perversos que frequentam nossas universidades os futuros profissionais? Vergonhosa também, a participação dos alunos de Psicologia nesse episódio, quem deveria focar no pleno desenvolvimento psicossocial do ser humano, está lá praticando atos de desrespeito com o próximo.
Mais bizarro foi ler as discussões no Orkut muitos alunos dizendo que foi uma brincadeira de mal gosto, ou que deveriam ser discutidos assuntos mais importantes tipo drogas no campus, a não interrupção do Interunesp (evento que ocorreu o episódio). Sem contar o preconceito velado, seguindo a linha do politicamente correto.
Os alunos da própria universidade se organizam com um manifesto de repúdio, os animais que fizeram isso se desculpam. Arrependimento? medo da repercussão que tomou o caso? não sei,talvez um apelo de misericórdia, afinal humilhar alguém é pecado, mas pede perdão e tá tudo bem, o outro que conviva com a cicatriz do ato humilhante para sempre.
Vivemos num mundo perverso, com pessoas perversas, submetidas a padrões do feio, do gordo, do negro, destituir esses esteriótipos, educar as pessoas e despertar no sujeito aceitação do seu modo de ser, afinal como disse Caetano, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é. De fato sabemos que quando conhecemos nossas raízes, entendemos nossas fraquezas e nosso "jeitão", conseguimos combater e não dar espaço para que aconteça comportamento tão repulsivo como desses peões, de araque, que agora se escondem, uma vez que a coragem e a posição dominadora se perdem ao se dimensionar a inescrupolosidade do ato.
Que valores tem essas pessoas?Pessoa? Saber se colocar no lugar do outro é uma arte e tratar com respeito para ter reciprocidade deveria ser um comportamento natural do ser humano.



Nenhum comentário: