quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bolsa Família - Uma necessidade!

Escrevo este post porque tenho lido a indignação das pessoas com o bolsa família, principalmente agora com a eleição da nova presidente. Ao referir-se ao BF, percebemos no discurso a crença de que a condição de miséria de grande parte da população brasileira se deve a preguiça, falta de interesse, acomodados a espera de programas sociais, ou seja só não trabalha quem não quer.
O nível de desemprego cresceu mundialmente, e foi proporcional a queda de postos de trabalho que foi reduzido tendo em vista as novas tecnologias.Temos o exemplo dos cortadores de cana, hoje o trabalho manual é substituido pelas colheitaderas, ou seja centenas de postos de trabalho extintos. Trabalho + falta de geração de renda =dificuldades ou miséria.
O Brasil tem um percentual grande de pobres, mas não é um país pobre e sim um lugar onde predomina a injustiça e a desigualdade social e o Bolsa família nada mais é do que um programa de transferência de renda que surge para combater a miséria. Não me iludo que seja perfeito seguindo totalmente os critérios, deve haver falhas, tanto no governo, quanto na intenção daqueles que o recebem sem ter o perfil, mas toda vez antes de criticarmos vamos lembrar das fotos abaixo, que ilustram o verdadeiro perfil das pessoas atendidas.





1. É justo essas pessoas viverem com total falta de dignidade?
2. Libertar-se da pobreza não é um direito humano fundamental?
3. Fechar os olhos para essa realidade de exclusão, miséria, discriminação, violência fará com que a sociedade não sinta as consequências disso?

PENSE !!



3 comentários:

Elieteconstante disse...

Boa! Agora, adivinha quem, queeeeem faz o controle da frequência escolar dos aluninhos que recebem BF em Curitiba???
Uma chance....Pense...
.
.
.
..Yo!
Hahahahahaha...
Posso garantir que o meu critério é seguido a risca...

sheila disse...

Oi Samira, gostei muito da sua referência. Na íntegra, o BF tenta diminuir o abismo social entre a "sociedade" e os miseráveis. No entanto não podemos nos enganar achando que ele é perfeito. Me indigna ver pessoas chamando os receptores do BF de vagabundos. Certamente deve haver os corruptos que se apropriam de tão "grandioooosa"quantia, além daqueles que o utilizam com fundo eleitoreiro. Uma coisa eu sei: Pobreza e vagabungem não são sinônimos. Se fizermos uma análise crítica da nossa formação saberemos que a pobreza tem outra fundamentação, que não é a vagabundagem. Quando um pobre recebe o BF ele é vagabundo. Quando um rico burla as leis pra não pagar tributos ele é esperto. . Mas o termo vagabundo só serve pro pobre. O que não podemos é generalizar e nem criminalizar a pobreza, achando que todo pobre é bandido, preguiçoso, vagabundo..

Unknown disse...

Oi Samira
Percebo você como alguém comprometido com a situação do povo brasileiro especialmente os em situação de vulnerabilidade social e compartilho esta preocupação e interesse. Toda generalização é ingrata, seja onde for. Trabalhei durante um ano no projeto junto a acentamento inregular na periferia de Curitiba. O objetivo deste era ajudar os moradores a buscar um padrão de vida melhor a cada ano. Vivênciei muitas realidades, duras realidades, mas percebi que a miséria já está com esta população a gerações, fazendo uma representação de mundo interior que não os permite avançar. Neste período observai muitas realidades distintas. O BF ajuda quando não é considerando uma esmola. Na minha opinião para um mundo melhor é importante a participação de todos, população,´profissionais, políticos, leis, empresários e igreja.