sábado, 5 de dezembro de 2009

CAMPANHA DO LAÇO BRANCO 2009



A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres destaca datas significativas no período de 25 de novembro a 10 de dezembro para unir simbolicamente a luta da violência contra as mulheres à defesa dos direitos humanos.
É uma campanha internacional que tem suas origens no Instituto Global de Liderança das Mulheres, na Universidade de Rutgers, em 1991 e, atualmente é realizada em 159 países.

DATAS MARCO
20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra
25 de novembro – Dia Internacional de Erradicação da Violência Contra a Mulher
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids
6 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
10 de dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

A edição 2009 da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres visa sensibilizar a população em geral sobre as diversas formas de violência, a respeito da responsabilidade de cada um/a e de todas/os e as possibilidades de prevenção e tratamento.

A Campanha do Laço Branco - homens pelo fim da violência contra a mulher- alusiva ao Dia Internacional da Erradicação da Violência contra a Mulher, parte do princípio de que existem homens que cometem a violência contra a mulher, mas existem também aqueles que repudiam esta atitude.

Eles elegeram o “Laço Branco” como símbolo e adotaram como lema “JAMAIS COMETER UM ATO VIOLENTO CONTRA AS MULHERES E NÃO FECHAR OS OLHOS FRENTE A ESSA VIOLÊNCIA”. Trabalhando junto a diversos órgãos, particularmente o UNIFEM, esta campanha foi implementada em diversos países ao longo das últimas duas décadas. Hoje, é desenvolvida nos Estados Unidos, Espanha, Noruega, Austrália, Namíbia, Finlândia, Japão, Dinamarca, Suécia, entre outros. E, diferentemente do Canadá, no Brasil estão envolvidos homens e mulheres na organização da Campanha.

Em Curitiba, o Conselho Municipal da Condição Feminina, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde – Programa Mulher de Verdade promoverá dois eventos de sensibilização por meio da distribuição de botons com laços brancos:

Dia 03 de dezembro, no Salão de Atos do Parque Barigui, 14h:00m até 17h:00m, palestra “Gerando Capital Social”, Professor Luiz Muraro;

Dia 05 de dezembro, na Praça Espanha, entre 14h:00m e 17h:00m, sensibilização para a questão, através da distribuição de folderes e botons com laços brancos;

DIA 6 de dezembro, das 9h:00m até 14h:00m na Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, com a distribuição de folderes e botons com laços brancos.

Envolva-se com o laço branco!

Um laço que significa sua adesão à liberdade e à igualdade das mulheres;
Envolver-se com o laço branco é aderir à bandeira da não violência;

Homens e mulheres unidos, com amor, pelo mesmo objetivo: respeito à mulher e eliminação de qualquer forma de violência;Use o laço branco e mostre que você aderiu com genuína convicção a esta campanha.

Nenhum comentário: